Sexta-feira, 29 de Abril de 2011

Das Berças aos Top´s da Magistratura (capítulo 33)

33

 

Em Moura, num meio pequeno, tudo quanto se passava era do conhecimento geral. A importância dada as situações era de acordo com as personagens envolvidas. Está claro, que o caso da Juíza com o marido, não podia passar desapercebido. No entanto, o julgamento popular, absolveu Irene.

- Ele era uma pessoa sem carácter!. … Um valdevinos da pior espécie!. … Tanto tempo, aqui sem fazer nada, a viver à custa da mulher!. … O gajo, era mas é um chulo!. … A doutora é que “os” teve no sítio ao correr com ele!. … Para mim subiu na consideração!. …

Isto é um exemplo das inúmeras conversas de café, e não só, em torno do caso. Irene, soube de algumas e ficou reconhecida.

Enfrentar a nova situação, foi fácil para Irene, depois de passar o ano que passou com Jorge. Foi uma lição de vida!... Não perdeu o seu carácter forte!. Continuou determinada e combativa. Tornou-se menos fria e menos calculista. No fundo aprendeu a viver. Dimensionou o seu modo de vida ao ordenado, que não era nada pequeno. Arrumou as ideias e seguiu em frente!....

Habituou-se a viver sozinha. Nenhum homem a procurou, mas também não era sua intenção dar-lhes abertura!... A experiência com Jorge saiu-lhe demasiado cara!... Admitiu, pela primeira vez, que os quatro anos que passou com Rafael, foram os melhores da sua vida. A pensar nisto, resolveu contactá-lo. Numa deslocação a Lisboa, procurou-o na casa onde já tinham morado juntos. Soube, então que estava alugada. O inquilino sabia que o senhorio se tinha ausentado para longe, mas não sabia onde. O contacto com ele era o mesmo endereço que tinha deixado a Irene: Um Apartado. Os inquilinos do prédio, disseram-lhe o mesmo!... Em última tentativa ainda enviou uma carta para o Apartado. Uma carta muito pequena. Tão pequena, que mais parecia uma mensagem: “… Estou livre e vivo sozinha … confesso, que depois do que passei tive saudades tuas ... passei contigo o melhor tempo da minha vida… se pudesse voltar atrás, certamente tudo seria diferente … Estou á tua disposição, se ainda quiseres…..”. Não teve resposta. 

 

~~~~

 

Entretanto passaram-se três anos. No Alentejo já estava há oito. Ali fez a sua carreira profissional. A sua competência foi reconhecida. Subiu os dois graus na escala da Magistratura permitida em tribunais desta dimensão. Subir mais só se concorrer a tribunais com outra envergadura. E, foi o que fez. Concorreu á comarca de Lisboa a qualquer vaga que houvesse. Foi imediatamente colocada. Ao fim dos três meses, obrigatórios, de acompanhamento do substituto, mudou-se definitivamente. Deixou saudades em Moura e ela própria sentiu a nostalgia da partida. Afinal, foi ali que passou os melhores momentos da sua vida e que a sua carreira profissional mais se desenvolveu. Em toda a sua vida, jamais esqueceria aquela terra.

Em Lisboa a sua ascensão foi bastante rápida. A sua capacidade de trabalho e a facilidade na estrutura Judicial, permitiram-lhe em cinco anos chegar a Juíza Relator e colocada no Supremo Tribunal de Justiça. Aos quarenta e um anos de idade chegou ao topo da carreira. Manteve-se ali até à aposentação.

O Supremo, era muito diferente dos Tribunais de Instância. Normalmente lidava com acções de recurso. Acções julgadas em Tribunais de Instância e que voltavam a ser julgadas a pedido dos respectivos réus.

Exercia funções, há cerca de um ano, quando começou a analisar um pedido de recurso. Tinha a ver com uma farmácia, dois médicos e um laboratório. Ao ler a secção de identificação dos intervenientes, o seu coração, deu um pulo. O nome “Carlos Grave” foi a causa. Verificou de imediato a origem do pedido, o que não era seu hábito, e confirmou o pressentimento: Era da Guarda e a farmácia era a dos Graves. – Olá!. Não é, mesmo, coincidência de nomes!. … Com que então os senhores em apuros!. … Como vou gostar de ver a cara da Sra. Dra. Eunice!. – Pensou e continuou a ler o processo.

A vontade de Irene foi vingar-se. Tinha-os na mão. Era tão fácil arranjar argumentação para os “crucificar”, se quisesse. – Não. Não me vou aproveitar do cargo para vinganças!. … Vou passar o processo!. … Mas, não desperdiço a oportunidade de dar uma lição à megera!. – Decidiu Irene.

Falou com um colega e expôs a situação, omitindo, obviamente, o episódio que teve com aquela família na adolescência. Justificou a pretensão, com o facto de ter estudado na Guarda e conhecer os proprietários da farmácia e um dos médicos envolvidos, o que poderia, naturalmente, por em causa a imparcialidade. A justificação era mais que aceitável e o colega concordou.

A transição do processo entre Juízos era feita na presença de todos os intervenientes, uma vez que estes já tinham conhecimento dos nomes da equipa que iria movimentar a acção no Supremo. Se, no julgamento deparassem com outro Juiz, o advogado podia, legitimamente, impugnar todo o processo.

O tribunal fez a convocatória.

No dia, Irene em vez de entrar pelo acesso privado, fê-lo pela entrada principal. O objectivo era óbvio. Encarar de frente os Graves. Teve sorte. Na lateral direita do átrio, afastados dos outros intervenientes, lá estavam eles: O Carlos, a pencuda, a megera e presumivelmente o advogado. Vinte e tal anos depois, voltava a ver aquela gente. Estavam diferentes mas perfeitamente reconhecíveis. A Dra. Eunice, apoiada numa bengala, tinha perdido o seu porte arrogante!. Foi a primeira a vê-la. Chamou a atenção dos outros. Em passo apressado, interceptaram-na a meio do átrio . 

- Olá Irene!. – Cumprimentou Carlos.

- Olá filha! – Cumprimentou a Dra. Eunice

- Já uma vez lhe disse para não me chamar filha!.  Esqueceu? – respondeu asperamente Irene. Helena não disse nada. O advogado ficou espantado e viu que ali havia algo que desconhecia.

- Sabemos que tens razões mais que suficientes para nos odiares!. Mas, isso agora já não adianta!. Cada um tem a sua vida e recordar o passado não muda nada!. … Em memória do meu pai, que já faleceu, peço que nos tenhas em atenção no julgamento!. – Suplicou Carlos.

- Estás enganado!. Eu não vos odeio!. …Repito-te o que disse à tua mãe: “ Ainda bem que aquilo aconteceu!. Acho que teria nojo de pertencer à tua família” !. … Lembra-se – Disse Irene voltando-se para a mãe de Carlos.

- Dissestes isso à minha mãe? … Quando? …

- Pergunta-lhe!. Está aí mesmo ao teu lado!. … Se insistires, até, talvez consigas arrancar um segredo dessas duas!. – Espicaçou Irene.

- Não estou a perceber nada!. … A mãe tem alguma coisa a dizer?. Ou tu , Helena?

Entreolharam-se e ficaram caladas. … A cara de Helena era de pânico!. …

- Então!  … Sra. Dra. Eunice perdeu a língua?. … Da última vez que falei consigo tinha mais vontade de falar!. … De falar, não!. De amachucar, é o termo mais correcto!.

O advogado alheio ao que se passara entre eles estava perplexo. Sabia que se conheciam. O Carlos Grave disse-lhe e, até, vinha esperançado!. Mas, pelo que estava a assistir, parecia-lhe que a esperança, só na imaginação!.

- Bem!. Vamos lá acabar com isto!. … Pediste-me que tivesse em atenção o processo!. … Já lhe dei a atenção que devia dar!. … Por  iniciativa minha vai transitar de Juiz!. … - Voltou-se para o advogado e continuou – O motivo é a preservação de imparcialidade!.  Reparou que conheço os seus constituintes e eles conhecem-me. Tenho receio de, inconscientemente, não ser isenta!.

O advogado assentiu com um aceno de cabeça.

Irene aproximou-se da Dra. Eunice e muito baixinho, ao ouvido, disse-lhe: - Esteja descansada que vão ter um Juiz do vosso nível!. Sem se despedir, afastou-se em direcção ao auditório.

No auditório o Juiz continuador do processo tomou a palavra e expôs a situação. Irene manteve-se calada. Com prazer apreciou do alto da tribuna dos Juízes, a triste figura da Dra. Eunice!. – Megera!. Vês como és pequenina!. … Afinal onde é que deixaste a arrogância?. … Pobre de espírito!. – Disse para si própria.

Desta forma, o destino encarregou-se de dar a Irene a oportunidade de, sem espírito de vingança, cobrar a humilhação que sofreu daquela gente, na fase mais crítica da sua vida, a adolescência!

 

 

 

Epilogo

 

Irene, em Lisboa dedicou-se exclusivamente à carreira. Como não obteve resposta de Rafael, não deu mais abertura a homem nenhum. Ainda teve algumas insinuações, mas não deu hipótese.

A sua capacidade de trabalho e a facilidade na estrutura Judicial, permitiram-lhe subir na hierarquia jurídica rapidamente. Em cinco anos chegou a Juíza Relator e colocada no Supremo Tribunal de Justiça. Com quarenta e um anos de idade atingiu o topo da carreira e integrava o grupo dos cinco melhores juízes nacionais. Manteve-se no Supremo, durante 20 anos.

Aos sessenta anos, aposentou-se e continuou a viver em Lisboa.

 

Quanto a Rafael, estava bem. A vida na Beira era óptima. Embora vivesse sozinho, não o sentia. O circulo de amigos era grande e tinham muita estima por ele. Raramente vinha a Lisboa. Das raras vezes que isso aconteceu foi para vender o prédio aos respectivos inquilinos. Também estava prestes a vender a casa onde habitou. Nunca mais viu Irene, nem tentou. Soube que estava livre pela carta que lhe escreveu e soube do seu êxito profissional, pela televisão, quando deu uma série de entrevistas relativas a um caso que se arrastou por bastante tempo. Ficou contente!. Afinal ela fez parte da sua vida durante quatro anos, e não podia dizer que tenham sido maus!...

 

Os pais e irmão de Irene estabilizaram por Coimbra e por lá se mantiveram.

O Rui e Beatriz, economistas, conseguiram trabalho por ali. O Rui, mesmo na Cidade, a esposa nos arredores. A irmã tentou convencê-los a ir para Lisboa, alegando que tinham mais oportunidades, mas recusaram. Viviam razoavelmente e fora da confusão da capital!. Tiveram três filhos: O Rui, a Maria e a Matilde. Foram um casal feliz.

Os pais, aposentaram-se com sessenta e dois anos. Tinham uma forte ligação ao filho e aos netos. Davam-lhes toda a ajuda necessária. Dada a disponibilidade de tempo de que dispunham, aproveitaram  fazer o que não conseguiram antes, viajar!. Ficaram a conhecer, quase, toda a Europa.

 

Leonor, a amiga de infância de Irene, casou logo que terminou o curso. Conseguiu colocação no Hospital Distrital de Castelo Branco e por lá ficou. Teve uma filha. Nunca mais teve contacto com Irene e soube do seu êxito, pela televisão, tal como Rafael.

 

Os Graves perderam o recurso da acção que lhes tinha sido movida. Foram obrigados a pagar indemnizações e foi-lhes tirado o alvará das farmácias. Não ficaram pobres, mas o poder económico de que dispunham ficou, bastante, abalado.

O Carlos, nunca veio a saber da tramóia de que foi vitima. Soube, pelas insinuações de Irene, que algo se tinha passado, mas o segredo foi bem guardado. À pressão que Carlos fez à mãe e à Helena, para saber algo, obteve como resposta  que Irene era caluniosa e cujo objectivo, dela, era prejudicar a família. Carlos ficou desconfiado, mas deitou o assunto para trás das costas.

A Dra. Eunice ao se aperceber da posição de Irene, arrependeu-se do que tinha feito. Nesta altura admitiu, que Helena ao pé de Irene era uma sombra. Como já não havia nada a fazer, não o confessou a ninguém. Faleceu aos oitenta e cinco anos e manteve-se sempre a lúcida.

publicado por jcm-pq às 17:20
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De cuidandodemim a 2 de Maio de 2011 às 18:54
Gosto de ler histórias de vida. Gostei de ler esta.
Como sempre, no fim de cada história, fico saudosista e emocionada. Como disse, gosto de histórias de vida e o que as pessoas foram, no que se tornaram, o que ganharam, o que perderam, a felicidade, o sofrimento, tudo isso me faz pensar na minha própria vida...
Parabéns pelo que escreveu.
Bjns


De jcm-pq a 7 de Maio de 2011 às 16:03
Olá Cuidando de mim!

Antes do mais, obrigado por ter seguido a história do princípio ao fim. Estou-lhe eternamente reconhecido!... Obrigado!...
A Irene existe na realidade. É uma grande amiga e uma mulher como há poucas!. Convivemos muito, em tempos; agora nem tanto!.
Atingiu os objectivos profissionais e sente-se bem!... Quanto ao amor é um pouco fria!. Diz que não acredita!... Mas, no fundo, até acredita e sabe que teve pouca sorte!.. Já um dia desabafou comigo e sensibilizou-me uma frase: " a minha beleza, atraiçoou-me"!... Perguntei porquê, e a resposta chocou-me: "Os atrevidos e aventureiros procuraram-me com intenções dúbias como se verificou; os bons não se atreveram com receio de serem repelidos... e, tanto amor que tinha para dar!... Acho, que no fundo, quem me amou com verdade, foi o velho Rafael!....".
Cheguei ao fim e não gosto do titulo. " Das berças aos top´s da magistratura". Não gosto, mas também não consigo outro!...
Não me quer dar uma ajuda?

Um beijiho grande

Jcm-pq


De cuidandodemim a 7 de Maio de 2011 às 19:49
Tocam-me sempre histórias de vida, como já lhe disse. E como acredito que nunca é tarde para sermos felizes, espero que a Irene ainda seja muito feliz e dê e receba muito amor.
Quanto ao título, escolho sempre os meus títulos quando acabo de escrever o texto, depois de o ler e perceber a essência da história contada... Desculpe não lhe dar uma sugestão, mas penso que o J é a pessoa certa para escolher o titulo, uma vez que foi quem pensou, sentiu e escreveu. Ou quem sabe a Irene :)
Bjns


De jcm-pq a 29 de Maio de 2011 às 09:54
Olá Cuidandodemim!

Obrigado pelo comentário. De facto não é fácil arranjar um título!...
Fiz uma impressão de toda a história e ofereci a Irene. Identificou-se em algumas situações: Até parece a minha biografia", disse ela!... De facto a história não é uma biografia de Irene. Inspirei-me na vida profissional e amorosa dela para a desenvolver, mas a infância e vida estudantil não tem nada a ver com ela. Se fosse a história de vida de Irene, tinha de relatar outros acontecimentos e eu próprio teria, forçosamente, de entrar nela!.
De qualquer modo acho que vou optar por um destes títulos:
- Uma Vida Quase Perfeita
- As Vicissitudes da vida
- Os Agridoces da Vida

Um beijinho

Jcm-pq


De cuidandodemim a 31 de Maio de 2011 às 13:31
Então a história acabou por ser também uma prenda para ela :)
Bjns


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

17
18
20
21
22
23

24
25
26
27
28
30


.posts recentes

. Das Berças aos Top´s da M...

. Das Berças aos Top´s da M...

. Das Berças aos Top´s da M...

. Das Berças aos Top´s da M...

. Das Berças aos Top´s da M...

. Das Berças aos Top´s da M...

. Das Berças aos Top´s da M...

. Das Berças aos Top´s da M...

. Das Berças aos Top´s da M...

. Das Berças aos Top´s da M...

.arquivos

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub